Os Homens do Canal

0
47
DR/TI
DR/TI

Experientes e hábeis marinheiros, eles dominavam a arte de bem navegar, manejando, com espantosa mestria, os lemes da Espalamaca, Calheta, Velas e outras frágeis embarcações. Uma arte herdada de uma sabedoria popular e de uma experiência vivida, no dia a dia, por riba das águas do Canal Faial/Pico.

Eles eram os Homens do Canal e sabiam ler o tempo, as mudanças de maré, os regimes de correntes e de ventos… Em dias e noites de borrasca, dominavam, com precisão e afoiteza, as situações mais adversas, levando a bom porto pessoas e bens. Como esquecer aquelas viagens em que a lancha surfava na vaga da “meia broa”, deslizando vertiginosamente e cavalgando a crista de gigantescas e impetuosas vagas de mar?

Quando era preciso, estes lobos do mar corriam riscos para salvar vidas. Os seus nomes fazem hoje parte do imaginário destas duas ilhas irmãs: Mestre Guilherme, Mestre Simão, Mestre Feijó, Mestre Medeiros, entre outros.

A eles escrevi e dediquei o seguinte poema, com o título desta crónica e musicado pelo Carlos Alberto Moniz:
lobos do mar, marinheiros/ sois filhos de baleeiros/ a navegar no Canal…/ homens que não têm idade/ a vossa bondade/ rima Pico com Faial./ cinco milhas de distância/ de aventuras e errância/ nas voltas da solidão…/ nas refregas da viagem/ vou partir p´rá outra margem/ em balanços de emoção!/ minhas mágoas são tamanhas/ estas ondas são montanhas/ que desabam nos brandais…/ ai mau tempo no mar alto/ passageiros, sobressalto/ vagas que varrem o cais…/ mestres de um saber antigo/ um jeito de ser amigo/ nas andanças deste mar!/ proa à vaga ilha em frente/ no cruzeiro desta gente/ já estamos quase a chegar./a fazer a travessia/ quer de noite quer de dia/ p´ra vós não há temporal…/ com mar “rofe”, com bonança/ vossa lancha sempre avança/ para a ilha do Faial!/ para salvar uma vida/ há viagem garantida/ e um sorriso fraternal/ pela vossa valentia/ p´la coragem e ousadia/ sois os Homens do Canal!

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura