Plano para a Coesão que evidencie as potencialidades de cada ilha

0
9
DR/CDU
DR/CDU

A campanha da CDU esteve hoje em contacto com a população e com os comerciantes, na ilha de São Jorge, numa ação em que participaram o Coordenador Regional do PCP, Marco Varela e o primeiro candidato da CDU pela ilha de São Jorge, Pedro Pessanha, bem como outros candidatos e apoiantes da CDU.
Marco Varela salientou que cada ilha tem as suas especificidades, e em cada ilha o peso de cada sector é diferente, por isso não podem ser criados mecanismos uniformes em toda a Região, porque estes acabariam por ser insuficientes ou inadaptados à realidade de algumas ilhas.
“É necessário um plano que evidencie as potencialidades endógenas de cada ilha (ambientais, de biodiversidade, paisagísticas, agrícolas, marítimas, turísticas, culturais, etc.), com a finalidade de valorizar esse potencial e investir na sua especialização, sem descurar a necessidade de diversificação das atividades económicas”, salientou o Coordenador Regional.
A CDU vai propor, na próxima legislatura, medidas para apoiar mais e melhor os sectores de cada ilha através da adaptação dos programas às características especificas de cada uma das nove parcelas do arquipélago. A CDU também propõe, como referiu o Coordenador, que em cada uma das ilhas, em estreita cooperação com os Municípios, sejam elaborados planos específicos, adequados a cada uma das situações reais, com o objetivo de fixar e atrair população, designadamente população jovem; planos de reestruturação e requalificação urbana para salvaguarda do património edificado, dando-lhe uso para habitação, com o intuito de fixar população nos centros históricos das vilas e cidades da Região; e uma rede integrada de transportes terrestres, marítimos e aéreos.
“Queremos melhorar a vida dos açorianos, aliviar as suas dificuldades,”, declarou Marco Varela, “não é apenas justo como também é o único rumo para reativar a economia regional e traçar um futuro de crescimento e desenvolvimento para os Açores. Essa é a prioridade política da CDU.”

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO