Porto Pim comemora Dia da Fábrica

0
14

O Observatório do Mar dos Açores – OMA – comemora sexta-feira, dia 31 de Agosto, o Dia da Fábrica da Baleia de Porto Pim. 

Para assinalar a data, para além do acesso gratuito ao museu durante todo o dia,  haverá, apartir das 21h00, a cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição da 4ª edição do concurso multi-artes Porto Pimtado.

Na ocasião será ainda apresentada a segunda edição em bilingue do livro “Darwin nos Açores”, sendo que a noite contempla a actuação do Grupo Folclórico do Salão e da dupla “Os Capotes”. 

A Fábrica da Baleia de Porto Pim é um complexo industrial que se mantém como um dos melhores exemplares da extinta indústria baleeira açoriana, essencial para a compreensão histórica, económica e social dessa atividade. 

Desde 2004 que este espaço é gerido pelo o Observatório do Mar dos Açores (OMA), instituição promotora de atividades de educação e sensibilização ambiental e divulgação cientifica e cultural. No dia 31 de Agosto de 1942, a SIMAL dava inicio à laboração da sua fábrica para o aproveitamento integral da baleia – o cachalote.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO