Presidente da Assembleia sublinha importância da missão do novo Comandante Operacional dos Açores

0
25
DR/ALRAA
DR/ALRAA

O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, recebeu hoje em audiência de apresentação de cumprimentos o novo Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General Luís António Morgado Baptista, a quem desejou felicidades na nova missão, sublinhando a importância do seu comando para a Região Autónoma dos Açores, sobretudo em tempo de pandemia.

Durante a audiência, o Presidente Luís Garcia fez votos para que “a cooperação entre a região e as Forças Armadas continue a pautar-se pela excecional disponibilidade, colaboração e prontidão, que a tem caracterizado ao longo dos tempos”, sublinhando que esta “constitui o alicerce para a confiança que os açorianos depositam nas Forças Armadas”.

O novo Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General Luís António Morgado
Baptista, vem da Academia Militar, que comandou entre julho de 2020 até 14 de janeiro,
aquando do seu destacamento para os Açores, tendo passado por outros postos de comando, entre os quais Comandante do Regimento de Artilharia Antiaérea n.o 1 e da Escola de Armas.

O cargo de Comandante Operacional dos Açores está na dependência direta do Estado Maior General das Forças Armadas, com nomeação militar feita por rotação entre os três ramos das Forças Armadas, cabendo agora a vez ao Exército.

Anteriormente, o cargo estava a ser desempenhado pelo Vice-Almirante António Manuel
Henriques Gomes, da Marinha, que assumiu o Comando Operacional dos Açores no primeiro trimestre de 2021, em regime de substituição.