PSD/Açores enaltece baixa “histórica” de taxa de abandono escolar precoce

0
25
DR/PSD
DR/PSD

A taxa de abandono escolar precoce nos Açores atinge atualmente 23,2%, uma descida de 14% após uma estagnação de cinco anos no mandato do Governo socialista, apontou a deputada do PSD/Açores, Délia Melo.

“A Região registou, em 2021, a menor taxa de abandono escolar precoce”. A deputada falava numa intervenção na Assembleia Legislativa dos Açores sobre a Educação, salientando que “a descida acentuada, prova que as políticas educativas do atual Governo Regional está a dar frutos”.

Tal feito deve-se especificamente à “recuperação das aprendizagens, redução do número de alunos por turma nas disciplinas laboratoriais, no reforço em mais de 50% de professores de apoio, na articulação com a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, maior acompanhamento aos jovens apostando na formação e qualificação”, aponta a social-democrata.

Estratégias que evidenciam a “construção de políticas com resultados. Teremos de continuar assim a trabalhar em conjunto em prol da Educação e dos Açores”, relembrando que “a Educação foi eleita como o pilar basilar para alavancar a nossa sociedade para melhores indicadores sociais”, no âmbito do Programa Operacional dos Açores 2030.

Para a deputada do PSD, “a expressão da autonomia nos Açores tem de facto de privilegiar a Educação como forma de preparar as novas gerações para os desafios futuros. É essencial capacitar os nossos jovens para as necessidades futuras devido à evolução da tecnologia e do conhecimento”, conclui.