PSD quer recuperação e musealização dos Bunkers e antigas instalações militares

0
36
DR

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira apresentaram hoje uma proposta legislativa para a recuperação e musealização das Casamatas (Bunkers) da Serra do Cume, “que passariam a funcionar como Centro de Visitação e de Apoio Turístico ao Miradouro da Serra do Cume”, referiu, em visita ao local, o social democrata Luís Rendeiro.

 

“Estas Casamatas, ou Bunkers, são infraestruturas de grande envergadura e constituem um enorme complexo de salas e corredores, distribuídos por vários pisos subterrâneos, ocupando praticamente toda a parte mais alta da Serra do Cume, cujo miradouro, com vista para a “manta de retalhos” da Achada, é um dos pontos turísticos mais visitados da ilha”, explicou o parlamentar.

 

“Foram construídas pelos Ingleses durante a II Guerra Mundial, e eram destinadas, em princípio, à segurança antiaérea”, acrescentou Luís Rendeiro, frisando que existem construções semelhantes em outras ilhas dos Açores, “sendo os exemplos mais conhecidos as Casamatas do Pico Alto, em Santa Maria ou o Forte da Espalamaca, no Faial”, referiu.

 

O projeto de resolução apresentado pelos social democratas indica que o Governo Regional “proceda a todas as diligências, junto do Estado Português, para garantir a transferência imediata daqueles terrenos e instalações para o Domínio Público Regional, de modo a que possam ser requalificados e reabilitados para efeitos turísticos, culturais e desportivos”, adiantou o deputado.

 

“O que propomos é a recuperação das instalações existentes, pelo valor histórico, arquitetónico e militar que possuem, bem como a sua simultânea utilização como Centro de Visitação e Apoio Turístico ao Miradouro da Serra do Cume”, disse Luís Rendeiro.

 

Da mesma forma, “deve fazer-se o levantamento de instalações semelhantes existentes em outras ilhas da Região, de modo a que as mesmas possam também passar para o Domínio Público Regional, ao abrigo do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, e ser igualmente requalificadas e colocadas ao serviço dos interesses dos Açores e dos açorianos. E com os usos ou finalidades que se revelem mais adequados a cada caso”, acrescentou.

 

As Casamatas da Serra do Cume, também conhecidas por “Bunkers” da Serra do Cume, localizam-se no cimo da Serra com o mesmo nome, no concelho da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.

 

Constituíam originalmente um complexo militar, integrado por 5 casamatas construídas em betão armado, ao longo do caminho que circunda o ponto mais alto da serra. O complexo estende-se abaixo do solo por diversos pavimentos, sendo que, entre algumas delas, existem passagens de comunicação.

 

São dotadas de camaratas, salas de apoio, sala de controlo e comunicações. A maior das casamatas possui uma sala de comando circular, de grandes proporções, com mapas afixados nas paredes e ecrãs de controlo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO