Reflexões Crónicas- Orçamento participativo: três propostas para o Faial

0
36
DR/TI
DR/TI

Termina na próxima segunda-feira, último dia do mês, a votação no Orçamento Participativo dos Açores. Esta votação, que decorre desde o início do mês passado, é o culminar de um processo em várias fases, de apresentação e discussão por parte da sociedade açoriana de projectos para cada ilha ou para a Região. Para o Faial foram aceites três propostas para a fase de votação, todas com alguma relação com História ou Cultura. Estando na recta final da votação, que até agora já registou mais de 10.000 participações, deixo uma nota sobre as três propostas relativas ao Faial.

P30 – Pela Salvaguarda do Património Arqueológico do Faial – a nossa ilha detém um importante Património Arqueológico, sobretudo subaquático, com destaque para os achados feitos na baía da Horta aquando da construção do novo porto de passageiros, no que constituiu a maior operação arqueológica do género realizada em Portugal. O material recolhido está à guarda do Museu da Horta e inclui, por exemplo, uma das maiores colecções de presas de elefante a nível mundial, mas espera há mais de uma década uma intervenção que permita a sua conservação e a possibilidade de ser exposto e melhor estudado. Esta proposta pretende adquirir equipamento laboratorial que permita realizar estas intervenções.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

[email protected]

Em defesa da Língua Portuguesa, o autor deste texto não adopta o “Acordo Ortográfico” de 1990, devido a este ser inconsistente, incoerente e inconstitucional (para além de comprovadamente promover a iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral).