Salvamento marítimo com resgate de pescador a sul da Ilha de São Miguel

0
42
DR/CZMA
DR/CZMA

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Autoridade Marítima Nacional, coordenou, desde as 21h30 (horas locais) de ontem, dia 4 de agosto, o resgate de um tripulante masculino de 25 anos, de nacionalidade portuguesa, que se encontrava a bordo da embarcação de pesca “Meu Anjo da Guarda”, de bandeira portuguesa, a navegar a cerca de 17 milhas náuticas (31 quilómetros) a sul de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

O tripulante apresentava dores intensas na zona abdominal, com vómitos e a necessitar de cuidados médicos imediatos.

O resgate foi efetuado pela embarcação pertencente à Estação Salva-vidas de Ponta Delgada “Maria Esperança”, a cerca de 8 milhas náuticas (15 quilómetros) a sul de Ponta Delgada, atracando no Cais de Honra das Portas do Mar pouco passava das 23h00 desta de terça-feira.
O paciente foi posteriormente transferido com o recurso a uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) para o Hospital do Divino Espírito Santo, na ilha de São Miguel.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar, uma embarcação da Autoridade Marítima Nacional e uma ambulância do SRPCBA.

​O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada é um dos órgãos do serviço de busca e salvamento marítimo, que funciona no âmbito da Marinha e é o serviço responsável pelas ações de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações, no mar.​

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO