Salvamento marítimo com resgate de velejador solitário à deriva nos Açores

0
6
DR/MARINHA PORTUGUESA
DR/MARINHA PORTUGUESA

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, da Marinha Portuguesa, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes, da Força Aérea Portuguesa, coordenou, desde as 10h17 (horas locais) de hoje, 24 de agosto, o resgate de um tripulante masculino de 67 anos, de nacionalidade norte-americana, que solicitou o resgate por se encontrar à deriva no veleiro “BOLERO”, de bandeira americana, a cerca de 31 milhas náuticas (58 quilómetros) a sudeste da ilha das Flores.

​​​​O resgate foi efetuado pela aeronave EH101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou o tripulante para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 15h35 desta segunda-feira. O paciente foi posteriormente transferido para o Hospital Santo Espírito, na ilha Terceira.
Estiveram envolvidos nesta operação o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes e duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa (EH-101 e C-295) e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada é um dos órgãos do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona no âmbito da Marinha, e é o serviço responsável pelas acções de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO