Teresa Machado Luciano apela à prevenção no Dia Mundial contra o Cancro

0
414
blank
DR

A Secretária Regional da Saúde visitou hoje uma Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama, em Vila Franca do Campo, numa iniciativa que teve como objetivo assinalar o Dia Mundial contra o Cancro e na qual apelou à prevenção.

Teresa Machado Luciano salientou a importância da complementaridade e da articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, ou seja, entre as Unidades de Saúde de Ilha e os hospitais para que, em caso de deteção de lesões pré-malignas, as pessoas “tenham uma porta de entrada mais rápida no hospital”.

A titular da pasta da Saúde apelou à participação nos quatro programas de rastreio desenvolvidos nos Açores, designadamente do cancro da cavidade oral, que é único no país, do cancro da mama, do cancro do cólon e reto e do cancro do colo do útero, destacando que só assim é possível detetar e tratar precocemente a doença.

As unidades móveis de rastreio percorrem todas as ilhas da Região, tendo o Corvo acolhido, em 2019, uma unidade de rastreio do cancro da mama.

O Rastreio Organizado de Cancro de Mama nos Açores, que se iniciou em 2009, atingiu uma taxa de participação de 74% no ano passado, tendo sido diagnosticados 485 casos.

Teresa Machado Luciano frisou que a melhor forma de combater o cancro é evitá-lo, salientando que é necessário combater os grandes fatores de risco, como o tabagismo, a alimentação inadequada, o consumo excessivo de álcool e o sedentarismo.

Os Açores dispõem de capacidade de resposta para todo o percurso da doença oncológica, nomeadamente a prevenção primária, que visa a alteração de comportamentos, a prevenção secundária, através de rastreios, a resposta hospitalar e de tratamentos de quimioterapia e radioterapia e os cuidados paliativos.

O Serviço Regional de Saúde aderiu a esta ação da União Internacional para o Controlo do Cancro com um extenso programa de iniciativas, tendo como objetivo promover a prevenção primária do cancro, através da adoção de estilos de vida saudável, bem como a adesão ao rastreio.

Durante a manhã de hoje, as Unidades de Saúde de Ilha e os hospitais desenvolveram, entre outras iniciativas, a atividade ‘Mexa-se contra o Cancro’, destinada aos seus utentes e familiares, com uma breve introdução à prevenção e ao rastreio do cancro e uma sessão de atividade física moderada.

A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências divulga esta semana mensagens de prevenção junto da comunidade escolar e através da Rádio Atlântida, parceira do Fórum Regional Álcool e Saúde.

Com o mesmo objetivo, o Centro de Oncologia dos Açores e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel participam no programa Açores Hoje que será transmitido a 6 de fevereiro, na RTP Açores, a partir das 17h00.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO