Teresa Machado Luciano confiante quanto à recuperação das listas para cirurgia

0
8
DR

A Secretária Regional da Saúde visitou hoje as obras de reabilitação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, num investimento de 1,5 milhões de euros, que devem estar concluídas até ao final do próximo ano.

A intervenção em curso visa melhorar a organização dos espaços, tendo em vista oferecer melhores cuidados e conforto aos utentes e condições de trabalho mais favoráveis aos profissionais.

Teresa Machado Luciano, em declarações aos jornalistas, revelou que os dados referentes à lista de inscritos para cirurgia no Serviço Regional de Saúde serão publicados terça-feira, 12 de novembro, uma vez que se decidiu incluir a informação referente ao mês de outubro.

Esta informação é fechada no dia 10 do mês seguinte ao qual diz respeito, pelo que a que inclui o mês de outubro só agora está disponível.

A Secretária Regional manifestou-se confiante relativamente à recuperação destas listas, adiantando que, através dos Vales Saúde, já foram operados cerca de uma centena de utentes nas especialidades de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

A atividade do Serviço Regional de Saúde está a crescer, destacou Teresa Machado Luciano, porque o aumento do número de médicos de família tem proporcionado mais consultas de especialidade e estas, naturalmente, mais referenciação para cirurgia.

Importa, assim, assegurar os tempos clinicamente aceitáveis, o que é feito através da atividade cirúrgica normal, do CIRURGE – Plano Urgente de Cirurgias e do Vale Saúde.

A deslocação de Teresa Machado Luciano à ilha das Flores está inserida na primeira ronda de visitas às unidades de saúde e às associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o arquipélago, para conhecer as realidades locais, designadamente necessidades, atividades e projetos em curso, promovendo um acompanhamento de proximidade.

Nesse sentido, a Secretária Regional da Saúde, que tem a tutela da Proteção Civil, reúne-se ainda hoje com a Direção da Associação Humanitária e o Comando dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores.

Neste encontro serão analisados os principais desafios com que se confrontam, a situação financeira, os projetos em curso e a adesão ao voluntariado, entre outros temas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO