Companhia Nacional de Bailado atua em S. Miguel no âmbito da Temporada Artística 2020

0
11
DR

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, em parceria com o Teatro Micaelense, promove, a 25 de janeiro, pelas 21h30, no âmbito da Temporada Artística 2020, a apresentação de “Adagio Hammerklavier”, “Short Cut” e “In the Future”, três peças coreografadas por Hans van Manen sobre música de Ludwig van Beethoven, Jacob ter Veldhuis e David Byrne, interpretadas pela Companhia Nacional de Bailado (CNB).

No dia anterior, também no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, decorre uma masterclass, entre as 18h30 e as 20h00, orientada pela bailarina Barbora Hruska.

As inscrições estão disponíveis para bailarinas de nível avançado e podem ser realizadas na bilheteira do Teatro Micaelense, em https://www.teatromicaelense.pt/bilheteira/.

A CNB, criada em 1977 por iniciativa do Governo de Portugal, tem apresentado obras de referência do reportório internacional, quer de bailado clássico, quer de coreógrafos como Balanchine, De Keersmaeker, Forsythe, Joos, Kylián, Limon, van Manen ou Spöerli.

Paralelamente, a Companhia Nacional de Bailado tem apostado em encomendas geradoras de uma identidade própria, com especial destaque para os convites a autores portugueses, como Armando Jorge, Fernando Duarte, Olga Roriz, Rui Lopes Graça ou Vasco Wellenkamp.

Sofia Campos é a atual diretora artística da CNB.

Hans van Manen iniciou a sua carreira profissional no Ballet Recital de Sonia Gaskell e no Ballet da Ópera da Holanda, passou pelos Ballets de Paris, de Roland Petit, e ingressou na companhia Nederlands Dans Theater, onde trabalhou como bailarino, coreógrafo e depois como Diretor Artístico.

Em 1973, ocupou a posição de Coreógrafo Residente e Mestre de Bailado no Ballet Nacional da Holanda e, desde 2015, é membro da Academia Holandesa para as Artes.

Os bilhetes para este espetáculo estão disponíveis para venda, de terça-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, e, no dia do espetáculo, das 16h30 às 21h30, podendo também ser adquiridos online, em https://teatromicaelense.bol.pt.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO