No decorrer da última sessão plenária desta legislatura que terminou esta manhã na Horta, o Vice-Presidente do Governo garantiu que a Marca Açores “tem tido uma enorme adesão por parte das empresas açorianas”, revelando que já existem mais de 1.400 produtos certificados.
O tema veio a debate por iniciativa do Governo e define o sistema de adesão ao selo da Marca Açores e o seu regime contra-ordenacional.
O diploma que foi aprovado pelo Parlamento, pretende segundo Sérgio Ávila, definir “as matérias essenciais e estruturais da classificação da Marca Açores e associar um regime de contraordenações a evitar, mas também para penalizar, o uso indevido ou abusivo desta marca”.
“É uma classificação extremamente importante porque nela assenta uma imagem identitária única dos produtos açorianos que cria uma mais-valia do ponto de vista de penetração em novos mercados, designadamente os nacionais”, sublinhou.
Segundo o Vice-Presidente, globalmente, o grande objetivo é o de a Marca Açores não ser apenas “uma identificação de qualidade, um símbolo certificado pela Natureza e uma marca única, de referência, da qualidade dos produtos açorianos, mas também que os consumidores nacionais reconheçam essa marca e a incorporem nas suas decisões de aquisição”.