Legislativas 2011- CDU em conversações com produtores de pescado

0
16

O cabeça de lista da candidatura comunista à Assembleia da República José Decq Mota esteve em campanha na ilha do Faial na passada semana onde reuniu com a APEDA – Associação de Pescadores de Espécies Demersais dos Açores.  

No final da visita, em declarações exclusivas ao Tribuna das Ilhas, José Decq Mota afirmou que, em análise esteve o conceito da pesca sustentada, “é hoje claro que a actividade da pesca é uma actividade muito importante no presente, tem que ser importante no futuro e tem uma grande importância histórica, económica e social, mas, para que ela exista tem que haver uma sustentabilidade e essa sustentabilidade só se garante se houver uma forma de exercer a pesca que tenha em conta os recursos, sua preservação, reprodução e a sua boa gestão”.

O esgotamento dos stocks de pescado, as alterações às características dos bancos de pesca e a consequente redução de volume de pesca são outras das questões que estão na mira do candidato comunista, que adiantou ainda à nossa reportagem que “numa associação como a APEDA, já sentimos que existe uma preocupação a esse respeito por parte dos produtores e isso é sinal de que estamos no bom caminho”.

Em discussão esteve ainda a Política Comum de Pescas da União Europeia. Sobre esse aspecto, Decq Mota diz que “temos que aproveitar muito mais o mar e a pesca”.

O candidato a São Bento considera que cabe à República Portuguesa a negociação de todos os aspectos que dizem respeito ao cumprimento dos tratados internacionais e europeus. A esse respeito afirma que “os deputados açorianos à Assembleia da República, e se for eleito seguirei essa orientação, terão que ter, sobre o sector das pescas e todas as suas envolvências e implicações, uma intervenção permanente. Não se tratam apenas de problemas autonómicos de gestão, tratam-se de problemas nacionais que têm que ser atentados” – conclui.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!