LREC promove nova edição do curso “BIM: Introdução à Modelação Paramétrica”

0
6
DR

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, a 23, 24 e 25 de outubro, em Ponta Delgada, a realização de uma nova edição do curso de formação BIM (Building Information Model), abordando o módulo “Introdução à Modelação Paramétrica”.

O modelo denominado BIM surge em resposta ao crescente aumento dos edifícios, à proliferação de informação, à redução de prazos e ao controlo de custos implícitos às construções, objetivando a otimização e automatização desta realidade.

O sistema BIM já constitui requisito obrigatório em alguns países devido à variedade de ferramentas de que dispõe, nomeadamente geometria, relações espaciais, informações geográficas, quantidades e as próprias propriedades construtivas dos componentes, que permitem acompanhar todo o ciclo de vida das construções.

O curso destina-se, essencialmente, a profissionais da arquitetura, engenharia e construção que procurem conhecimentos no domínio do BIM e que queiram ver reforçados os seus conhecimentos sobre os sistemas de informação, aplicados de uma forma geral à criação e gestão de projetos sustentáveis.

Pretende-se com esta ação que os formandos possam melhorar a produtividade da sua atividade profissional através de ferramentas de modelação paramétrica, nomeadamente com a utilização da plataforma Autodesk Revit.

O curso está estruturado para o nível de iniciado, possuindo uma carga horária de 21 horas, com uma componente teórica de introdução à metodologia BIM que servirá de premissa à execução da componente prática e onde serão abordadas as plataformas BIM e Autodesk Revit.

A avaliação é contínua e tem por base o desempenho apresentado durante a formação e a assiduidade.

O curso é coordenado por Diogo Ribeiro, professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto, que estará acompanhado por Décio Ferreira, Joel Soares e Rui Gavina, como formadores desta metodologia.

A participação neste curso requer inscrição prévia, que deve ser feita através do preenchimento de uma ficha de inscrição no sítio do LREC na Internet.

Esta ação é promovida pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, e insere-se no plano de formações promovidas anualmente pelo LREC, denominado Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico 2019, que desloca formadores reconhecidos nas áreas da Engenharia Civil para debater os seus temas inerentes e os avanços tecnológicos respeitantes, adaptando-os às especificidades da Região.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO