pela sua saúde – Um Bom sono! Dez regras para bem dormir

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Um bom sono é vital para o nosso organismo: para que funcione bem, física e mentalmente. Assediados por numerosas atividades e múltiplos problemas, muitas vezes temos tendência a negligenciar um bom sono. E, para que possamos a voltar ter um bom sono e a voltar estar em plena forma, estas 10 regras devem ser respeitadas. 1 Aprenda a conhecer as suas necessidades. Não hesite em anotar os seus horários de sono. Um período de férias é ideal para determinar se é, da noite à manhã, um grande ou um pequeno dorminhoco. Aproveite também para determinar as necessidades do cônjuge e do resto da família. Estas informações são importantes para melhor respeitar o vosso ritmo e proporcionar um espaço propício ao sono. 2 Mantenha os seus horários de sono o mais regulares possíveis, particularmente para o acordar e levantar. 3 Para melhorar a forma associe, ao acordar, uma série de rituais: hábitos de ginástica em casa, duche, pequeno-almoço… 4 Esteja atento aos sinais do sono e respeite-os. Bocejos, pálpebras pesadas, espreguiçadelas, olhos que picam ou ardem… são outros tantos sinais que indicam que o organismo está fatigado e que é tempo de ir repousar. Não resista, é hora de se ir deitar sem tardar. 5 Evite os excitantes à noite: café, chá, tabaco, vitamina C, bebidas contendo cafeína, etc. 6 Evite as refeições copiosas à noite. Do mesmo modo deve evitar o álcool. O álcool facilita provavelmente o adormecimento, mas desestrutura o sono. 7 Nada de atividades desportivas nem de outras atividades estimulantes à noite. Inversamente, no mínimo uma hora antes de se ir deitar, privilegie as tarefas calmas e relaxantes. 8 Uma tisana, leite morno, leitura, relaxamento, oração… são outros tantos rituais benéficos ao adormecimento. Repetidos cada noite condicionam o adormecimento e diminuem este período. 9 Crie um ambiente calmo e pacífico: quarto arejado, isolado de ruído, temperatura compreendida entre 18 e 20ºC, luz suave, música tranquila… 10 Reserve o seu quarto ao sono e à intimidade: nada de televisão, de computador, nem de atividades inteletuais. Se é daqueles que adormecem diante da televisão, um conselho: programe-a para se desligar ao fim de um certo tempo. Assim evita ser despertado por qualquer som mais intenso. Quanto aos que têm tendência a adormecer a ver televisão no sofá da sala, o melhor é prepararem-se previamente para a noite: antes de se instalar vista o pijama, lave os dentes, feche as portas e as janelas. Assim, ao acordar, o que tem apenas a fazer é ir-se deitar. Caso contrário, as tarefas que não fez anteriormente irão despertá-lo e comprometer o seu sono. médico E-mail: amaralmarques@gmail.com Blog: https://amaralmarques@ blogspot.com

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