PETISCAR! Um mau hábito ou um hábito saudável?

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O petiscar, habitualmente, está associado a um mau hábito: faz ganhar peso e nem sempre é feito com alimentos saudáveis! No entanto, tudo depende do que se petisca! Comer entre as refeições pode tornar-se, mesmo, num verdadeiro gesto saudável…

 

Petiscar não tem, 

forçosamente, impacto sobre o peso

Para manter a linha e estar de boa saúde é preciso deixar de comer entre as refeições? Não necessariamente! Vários estudos mostram, com efeito, que a frequência da ingestão alimentar não intervém no aumento de peso. Só a quantidade calórica global é que pesa sobre a balança. Melhor, alguns estudos sugerem, ao contrário, que o facto de repartir a sua ingestão alimentar ao longo do dia, multiplicando as refeições, poderia melhor controlar o seu peso.

 

Comer mais vezes para ter menos fome

Para isso convém que se coma lentamente, mastigando os alimentos de forma conveniente, o que desencadeia, com efeito, um novo sentimento de saciedade. A sensação de fome fica, assim, pouco presente o que evita a necessidade de comer grandes quantidades na refeição seguinte.

 

Há petiscar e petiscar

Nalguns casos, o petiscar pode estar ligado a um comportamento compulsivo, muitas vezes ligado ao stress, ao aborrecimento ou ansiedade e cuja causa deve, então, ser combatida. No entanto, existem, também, os petiscadores felizes: os que gostam de comer mais vezes, mas em pequenas quantidades! É, geralmente, o caos das crianças, por vezes das pessoas de idade, dos ativos muito ocupados para consagrar um longo momento às refeições ou, ainda, dos desportistas que, em razão da sua actividade física, têm necessidades energéticas importantes.

 

No entanto, é preciso prestar atenção…

O petiscar pode tornar-se,                 certamente, problemático se se orienta maioritariamente para alimentos muito calóricos como batatas                  fritas ou bombons. Se petisca tudo o que vai encontrando pelo caminho – bolos ou salgados na pastelaria,                    barras de chocolate do distribuidor, amendoins ou outros frutos secos                 e salgados na cervejaria – corre,                   de certeza, o risco de aumentar de peso!

O que é deve petiscar para se manter saudável?

Importa, portanto, antecipar as pausas gulosas e pôr de parte todos os alimentos com valor calórico importante: bolos, bolachas, gelados, aperitivos, cereais revestidos de chocolate…

Em contrapartida, frutos, frutos secos, legumes frescos, iogurtes pouco calóricos são excelentes alimentos. Se é amante do chocolate, opte por alguns quadrados de chocolate preto, rico em magnésio e excelente contra o stress. Os amantes dos petiscos salgados devem comer uma malga de sopa ou um pedaço de queijo com uma bolacha.

 

Pense em mastigar…

De uma maneira geral, se gosta de petiscar, privilegie os alimentos que devam ser mastigados: um biscoito seco para mastigar sacia mais do que um bolo mole, roer uma maçã ou uma cenoura aconchega melhor o estômago do que beber uma bebida açucarada e com gás. No entanto, sempre que petiscar, deve beber água, ou um chá, ou uma tisana… A bebida transforma as petiscadelas em verdadeiras pausas de prazer!

Médico

E-mail: amaralmarques@gmail.com

Blog: https://amaral-marques@blogspot.com

 

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