Plenário: PAN/Açores condena a invasão militar russa à Ucrânia

0
23
DR
DR

O PAN/Açores subscreveu o Projecto de Resolução sobre o conflito na Ucrânia, apresentado por todos os partidos com assento parlamentar na Assembleia Legislativa Regional, condenando veemente a invasão militar da Ucrânia pelas forças armadas da Federação Russa, ordenada por Vladimir Putin.

Intervindo sobre a invasão militar da Rússia na Ucrânia, o Deputado Pedro Neves salientou que nestes últimos 13 dias, desde que as forças militares russa invadiram o solo ucraniano, temos assistido ao desrespeito e infração de princípios basilares humanitários, que mesmo em estado de guerra deverão prevalecer.

O PAN/Açores repudia e condena as ações do Presidente da Federação Russa, ao atacar de forma desmedida um país soberano, independente e autodeterminado, gerando uma guerra não instigada e desmensurada, que já provocou imensas mortes e tem deixado um rasto de destruição.

Vladimir Putin tenta escamotear as suas reais intenções mas a conduta bélica e imperialista que assume e a destruição e crise humanitária que tem provocado estão aos olhos do mundo.

Por tudo a que temos assistido nestes últimos 13 dias de ataques militares russos, pela devastação humanitária provocada em solo ucraniano, pela ameaça que as acções de Vladimir Putin representam para a Paz, Liberdade e Democracia, a Representação Parlamentar do PAN subscreveu e assinou a iniciativa legislativa que condena as ações do presidente da Federação Russa, apela à retirada das tropas russas do território ucraniano e solicita ao Governo Regional a intervenção solidária para com o povo ucraniano.

O deputado do PAN, Pedro Neves, afirmou, na discussão da iniciativa que A apresentação conjunta e uníssona de todos os grupos e representações parlamentares constituídos nesta Assembleia Legislativa demonstra que, em situações como esta, não pode haver lugar a espaços cinzentos. Nesta guerra a que assistimos, só há uma posição a tomar e é a de apoio à Ucrânia e ao seu povo.”.